Novidades e Notícias

5 mitos do mundo da pastagem

5 mitos do mundo da pastagem


No Brasil impera um grande abismo entre as informações de boas práticas para manejo do pastejo que levam ao grande potencial produtivo (produzir acima de 20 arrobas/ha/ano) e a realidade de campo com pastagens degradadas, baixa taxa de lotação e ganho de peso insatisfatório, resultando em produtividade média abaixo de 3,5 @/ha/ano em termos de país.

No entendimento da Gerente de Pasto este abismo ocorre devido à dois grandes motivos: Falta de conhecimento correto, prático e aplicável lá no campo e falta de um método que possibilite a execução das boas práticas na fazenda toda, todo mês. 

Para exemplificar o primeiro problema segue 5 exemplos que atrapalham a aplicação de um correto manejo do pastejo. Conheça 5 mitos do manejo de pastagem:

I - Pasto baixo pragueja. Mito: Pasto baixo não pragueja, pasto batido sim. Essa é uma correta observação com uma infeliz conclusão, pois há espécies forrageiras que demandam pastejo a uma altura menor para serem bem manejadas (20-25 cm para iniciar pastejo).

II - Boi não pode sentir frio na canela. Mito: Boi pode e deve sentir frio na canela se a espécie forrageira na qual ele está pastejando demanda manejo mais baixo.

III - Pasto alto é bom. Mito: Pasto alto, passado, é ruim para planta e para o animal. Para a planta, com o autossombreamento das folhas a prioridade deixa de ser produzir folhas e passa ser colocar folhas em plena luz, ou seja, a energia da planta está sendo desviada para produção de talo e não de folha, além de reduzir drasticamente o perfilhamento (renovação do capim) resultando em perda de densidade do pasto com médio e longo prazo.

Para o animal é ruim pois será ofertado para ele muito mais talo e material seco, dificultando a apreensão da forragem reduzindo o consumo diário de capim e forçando o animal a andar mais durante o dia. O que acontece com quem anda mais e come menos? Isso mesmo, engorda menos.

IV - Lote grande não ganha peso. Mito: Lote grande não ganha peso se tiver trabalhando fora da capacidade de suporte do pasto, se a água e/ou os cochos de sal não forem suficientes e se demorar para levar o lote para outra área de pastagem.

V - Pastejo em rotacionado o ganho de peso é menor. Mito: O desempenho em rotacionado tem os mesmos vilões do item IV, com destaque para o momento de girar o lote. Demoras de um 1 dia (até menos dependendo da situação) comprometem o resultado final.








Cookies: nós guardamos estatísticas de visita para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.