Novidades e Notícias

Novos Gerentes de pasto!

Novos 'Gerentes de pasto'

Um método inovador para planejar e gerenciar a pastagem foi repassado a produtores rurais e técnicos no Sindicato Rural de Guarapuava, na segunda edição do curso Gerente de Pasto. 

O treinamento ocorreu nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro. “O método Gerente de Pasto vem propor uma solução para o manejo de pastagem. Há várias tecnologias de gestão para propriedades, mas nenhuma sanava o gerenciamento específico da pastagem”, explica o zootecnista Josmar Almeida Junior.

O método consiste no treinamento de uma pessoa responsável por aplicar o método dentro da propriedade, que será denominado Gerente de Pasto, e também de um software de gestão onde serão trabalhadas as informações. São três etapas executadas neste método: planejamento forrageiro, manejo de pastagem e aplicação do método. 

“O planejamento forrageiro tem o objetivo de ter comida o ano inteiro, mesmo durante o inverno ou uma seca. O manejo de pastagem visa estabelecer qual é a melhor estrutura de pastagem, que irá permitir que a planta rebrote de uma forma mais rápida para colocar mais animais e também qual estrutura que o animal consegue ingerir mais, para ganhar mais peso. Por final, o método em si, que permite trabalhar a estrutura de pasto de forma global dentro da fazenda. Ele te dá informações, como por exemplo, quanto de gado eu posso colocar na área para exercer a lotação desejada em unidade animal por hectare?”, detalha o zootecnista Edmar Pauliqui Peluso. 

Junior complementa que o método não envolve somente o manejo de pastagem, mas todas as etapas que fazem parte do processo de produção. “Além de todas as áreas de pastagem da fazenda participarem do processo, inclusive as menos produtivas, também são incluídas outras etapas, como confinamento, silagem, suplementação. É um sistema global dentro da propriedade”. “Além da ferramenta permitir a distribuição do pastejo mês a mês nas áreas de pastagens da propriedade, o Gerente de Pasto possibilita o controle da suplementação animal (consumo por cabeça, por suplemento e consumo total do suplemento), controle da adubação e controle climático”, acrescenta o zootecnista Bruno Shigueo Iwamoto. 

O produtor rural Lincoln Campello, que possui propriedade em Candói, afirma que o método Gerente de Pasto é interessante e simples. 

“Ele é bem simplificado. Pode ser aplicado na propriedade sem nenhum investimento e proporcionar um lucro maior. Você aproveita o que já tem na propriedade. Os instrutores do curso conseguiram repassar as informações de uma forma clara e objetiva e isso facilita também na hora da gente utilizar o método na fazenda”. 

Ele conta que pretende pôr em prática imediatamente o método, já que é necessário apenas coletar alguns dados. O curso contou com o apoio do Sindicato Rural de Guarapuava e Agro 10 Assessoria Agropecuária.








Cookies: nós guardamos estatísticas de visita para melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.